terça-feira, 15 de agosto de 2017

Top 5 livros de fantasia

Por: Felipe Ricciardi,  Bernardo Oliveira, João Arthur e Lucas Paranhos




Os livros de fantasia são sucesso de vendas hoje em dia. Crescemos ouvindo falar de nomes como "Harry Potter", "Percy Jackson" e outros. Mas será que o gênero só se resume a esses "clássicos adolescentes"? Nessa lista veja os 5 maiores livros de fantasia da história! Atenção: esse Top 5 é a nossa opinião.

1 – Senhor dos Anéis

Essas foram as principais obras de Tolkien, o pai da fantasia moderna. A série “O senhor dos anéis” está em primeiro lugar nessa lista, pois ela foi a responsável por disseminar um modo de contar histórias só vistas em “O Hobbit”. Na época, não existiam histórias passadas em outros universos senão o nosso, então, com a popularização da série, outros escritores começaram a escrever livros com a mesma pegada, assim formando a amada fantasia moderna. A história se passa na terra média e conta como a sociedade do anel tenta destruir o objeto maligno. Se você não leu “O Senhor dos anéis” pare tudo o que está fazendo e corra para lê-lo.

2 – A divina comédia

É uma das principais obras da literatura épica italiana e da mundial. Foi escrita por Dante Alighieri no século XIV. O livro narra a jornada de Dante, acompanhado de Virgílio pelo mundo espiritual pós-túmulo. A história é dividida em três partes principais: o inferno, o purgatório e o paraíso. Cada um desses cenários possui uma estrutura bem organizada, sendo cada um dividido em 9 círculos, somando 27. A alma é posicionada nos círculos de acordo com seu comportamento durante a vida.

O livro é famoso por suas alegorias, que oferecem diversas interpretações para algumas situações do livro.

3 – Harry Potter

Harry Potter foi um marco na fantasia moderna. O livro foi escrito pela escritora britânica JK Rowling (Joanne) e publicado pela Bloomsbury em 1997. Conta a vida do jovem bruxo Harry Potter, que, com o desenrolar da narrativa, vai vivenciando grandes aventuras com seus amigos. Harry Potter significou muito. Marcou uma geração. Incentivou a leitura. E hoje o gênero, que chamamos de YA (Young Adult), foi criado a partir dele. Ou seja, os livros que (geralmente) são populares entre os adolescentes, são fruto de um legado deixado pela saga. Os exemplos estão aí: “Percy Jackson e os olimpianos”; “Jogos vorazes”; “Divergente”. A saga mudou muitas vidas e por isso merece um lugar nessa lista.

4 – Odisseia

É um dos principais poemas épicos da Grécia antiga. É a sequência de Ilíada, outra obra atribuída ao autor Homero. Ela é fruto de uma série de poemas difundidos e elaborados a partir da tradição oral durante séculos, posteriormente agrupados e registrados em conjunto. O livro relata o regresso de Odisseu, herói da guerra de Troia, a sua terra natal, Ítaca. O livro deixou legados que influenciaram diversas obras da literatura futura, como a Eneida, de Virgílio, Os Lusíadas, de Camões, ou Ulysses, de James Joyce.

O livro registra a jornada épica de Odisseu até Ítaca. A jornada dura 10 anos e envolve diversos encontros com personagens da mitologia Grega.

5 – As brumas de Avalon

As Brumas de Avalon foram quatro volumes escritos em 1979 pela escritora americana Marion Zimmer Bradley. A história reconta as famosas lendas arturianas, só que na perspectiva de personagens femininas (Guinevere, Morgana e Morgause). Nós consideramos as Brumas como importante no cenário da literatura fantástica, pois as lendas que envolvem o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda já foram contadas por muitas pessoas e de muitas maneiras, mas, dessa vez, Marion as contou usando elementos fantásticos. Esses elementos tornaram a história mais divertida. A obra se tornou tão importante que (atualmente) é considerada por muitos o relato oficial dessas lendas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário será publicado em breve