quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Hand Spinner

Por: Bernardo Oliveira, Bernardo Coelho, Matheus e Lucas Resedá


Desde janeiro deste ano, alguns brasileiros têm visto nas mãos de pessoas da rua ou até de colegas de trabalho ou de escola, o estranho objeto acima. É sobre ele que vamos escrever esse mês. O famoso Hand-Spinner é um objeto que usa quatro rolamentos (como os de skate) e, como podemos entender claramente, é feito para girar. Mas girar por bastante tempo. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

Esse brinquedo existe há mais de 25 anos, mas foi mais popularizado em Janeiro de 2017, quando Taco (Epitácio), um famoso jogador de Counter Strike no Brasil e no mundo, usou isso como técnica para relaxar em uma partida muito importante. Desde então, um grande número de pessoas atribuiu o objeto ao seu sucesso, fazendo do Hand Spinner popular rapidamente.

Mas o hand spinner não é só um simples brinquedo, é um simples brinquedo que traz benefícios. O peso dos rolamentos cria uma sensação satisfatória no usuário, quando este gira o Spinner. Isso ajuda na concentração de um indivíduo e libera um pouco de seu estresse. Mas como?

Desde o tempo das cavernas, nós sempre tivemos muito cuidado com ameaças externas. Isso fez com que o Homo Sapiens precisasse ficar muito atento ao ambiente, para evitar predadores. Inclusive, o déficit de atenção, um problema muito prejudicial as pessoas atualmente, era benéfico aos humanos nômades de antigamente. Por isso, quando estamos tentando nos concentrar em um dever de casa, ou um trabalho no computador, por exemplo, sempre nos desconcentramos com sons ou cheiros presentes no ambiente. Com o Hand Spinner, seu cérebro apenas se foca na tarefa e na sensação provocada pelos rolamentos, dificultando influencias do ambiente e relaxando a pessoa.

Nossa equipe acha o Hand Spinner excelente, não só como brinquedo, mas também como terapia para aqueles que sofrem de estresse e até para pessoas com déficit de atenção e autismo.  Mesmo não sendo um grande problema, o brinquedo é um pouco viciante. Entrevistamos alguém que teve a experiência de gira-lo em suas mãos e ele disse que passou quase meia hora girando. Assim, recomendamos totalmente o uso caso você precise se focar mais, ou se você só quer fazer manobras para seus amigos.


É importante informar que nenhum teste para comprovar a eficiência do Hand Spinner já foi realizado. Só existem especulações, teorias, feitas por especialistas sobre seus efeitos, mas não há uma confirmação cientifica, ao menos não até o momento em que esse post foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário será publicado em breve