quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Desenhos animados que sentimos saudade

Por: Rafael, Eliza, Yasmin Neves e João Vitor


Volte a ser criança e lembre dos maiores sucessos animados até os anos 2000!

 

Quando éramos crianças, a televisão era um de nossos passatempos favoritos, entre gibis, lápis de cor, jogos e bonecos. Quem nunca corria para ligar a TV no seu programa favorito? Hoje, as crianças têm Netflix e YouTube na hora que quiserem com o celular ou tablet na palma da mão. Mas não era assim antes, e sentimos saudade ao lembrar dos nossos desenhos animados favoritos.

Os desenhos mudam de geração a geração. Alguns permanecem, mas com os dias contados. A tecnologia de animação é desenvolvida aos poucos, os interesses das crianças vão mudando. Alguns desenhos são até refeitos, o chamado reboot, como foi o caso de Ursinhos Carinhosos e Scooby-Doo, ou como aconteceu recentemente com Jovens Titãs, As Meninas Superpoderosas e Ben 10. Porém, nem sempre os reboots são bem recebidos pela crítica. Nos três últimos casos citados, por exemplo, as crianças aplaudiram, mas quem assistia os desenhos antes sabe que a qualidade caiu muito. Animaniacs e DuckTales também ganharão reboots em breve, o que nos deixa ansiosos e, ao mesmo tempo, preocupados.

Mas enfim, vamos voltar aos nossos desenhos. Os anos 2000 representaram uma época de ouro para os desenhos animados. As crianças assistiram tanto desenhos antigos das décadas de 80 e 90 quanto os desenhos novos que estavam surgindo. Desenhos antigos foram relembrados e novos sucessos animados chagavam à televisão. Os DvDs da época também nos trouxeram a oportunidade de assistir desenhos que não passavam na televisão ou que já tinham passado há muito tempo. Não chega perto da Netflix e serviços de streaming atuais, mas já nos dava uma maior variedade de desenhos para assistir, além de que havia canais na TV a cabo que resgatavam pérolas antigas da animação, como Gloob, Futura, TV Cultura e Tooncast, além de programas de TV Aberta como o Bom Dia e Cia e Sábado Animado (SBT) e a falecida TV Globinho (Globo). Nós vimos desenhos de gerações diferentes ao mesmo tempo: de Scooby-Doo, He Man e Smurfs até Jimmy Neutron, Backyardigans e Kick Buttowsky.

A TV educava divertia e fornecia entretenimento. A arte da animação nos acompanhou desde muito pequenos com canais como Discovery Kids e Nick Jr., e crescíamos mais tarde com canais como Cartoon Network e Disney XD. Resolvemos trazer então uma lista que com certeza vai trazer muita nostalgia, talvez para as crianças de décadas 80 e 90, mas principalmente para crianças do ano 2000. Sinta-se uma criança novamente e lembre-se de cada um dos 10 desenhos que citamos de cada um dos canais que mais assistíamos quando menores! Além disso, tem mais outra lista no final do post de desenhos que pertenciam a outros canais ou simplesmente foram acompanhados através de DvDs, por exemplo.
         
OBS: Nós procuramos apenas os desenhos; não citamos nenhum programa antigo, como Lazy Town e Telletubies, por exemplo. Apenas animações. E não foram necessariamente as 10 melhores de cada canal, apenas 10 que lembramos e mais sentimos nostalgia enquanto pesquisávamos. A ordem de 1 à 10 não possui critérios, é uma ordem aleatória. Agora, vamos aos desenhos!

Muitos de nós reconhecemos e lembramos do desenho através de imagens. Portanto, se você não conhece ou não se lembra do desenho, pesquise no Google Imagens e acreditamos que será mais fácil lembrar. Muitas vezes, o nome parece nunca ter sido lido antes, mas depois de ver alguma imagem, logo aquele personagem pode trazer mais nostalgia do que você imagina. 

DISCOVERY KIDS: 
  1. Backyardans
  2. Clifford: O Gigante Cão Vermelho
  3. Pocoyo
  4. Charlie e lola
  5. Pink Dink Doo
  6. Princesas do mar
  7. Caillou
  8. Wow! Wow! Wubbzy!
  9. George, o curioso
  10. Mecanimais
NICKELODEON/ NICK JR.:
  1. Super Fofos
  2. Equipe Umizoomi
  3. Bob Esponja
  4. Dora, a Aventureira
  5. Go Diego Go!
  6. Max e Ruby
  7. O Pequeno Reino de Ben e Holly
  8. As Pistas de Blue
  9. Jimmy Neutron
  10. Os Padrinhos Mágicos
DISNEY CHANNEL/ DISNEY JR./ DISNEY XD
  1. Heróis da Cidade
  2. Casa do Mickey Mouse
  3. Kid vs Kat
  4. Pucca
  5. Many Mãos À Obra
  6. Kick Buttowsky
  7. Adolepeixes
  8. Phineas e Ferb
  9. Super Hero Squad
  10. Agente Especial Urso

CARTOON NETWORK:
  1. As Meninas Superpoderosas
  2. As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy
  3. A Mansão Foster para amigos Imaginários
  4. Jovens Titãs
  5. As Trapalhadas de Flap Jack
  6. Meu Amigo da Escola é um Macaco
  7. Looney Tunes
  8. A Pantera Cor de Rosa
  9. Hi Hi Puffy AmiYumi
  10. Scooby-Doo!

OUTROS:
  1. Caverna do Dragão
  2. He-Man: Mestres do Universo
  3. She-ra: A Princesa do Poder
  4. Três Espiãs Demais
  5. Pica-Pau
  6. Os Smurfs
  7. Historinhas de Dragões
  8. Jay, Jay, o Jatinho
  9. Mini Einsteins
  10. Baby Looney Tunes

Hoje, existem incríveis animações. Gravity Falls, Gumball, Steven Universe, Apenas um Show, Hora de Aventura, animações sensacionais que vieram recentemente. Porém, vendo de maneira geral, ainda notamos poucos desenhos de mesma qualidade como antes. Sinceramente, achamos que muitas crianças hoje estão perdendo desenhos incríveis de nossa geração e acabam gastando muito tempo jogando no celular/tablet ou vendo vídeos desnecessários no YouTube, muitos que nem são apropriados para suas idades. Os desenhos vêm perdendo cada vez mais espaço entre as crianças, e a Globo retirar a Tv Globinho do ar para pôr Encontro não ajudou muita coisa. As crianças mudam de interesse, a sociedade muda e cada vez mais desenhos de pouca qualidade são feitos. Sentimos muita saudade da época de ouro das animações, anos 80-2000, quando as decepções eram pouquíssimas. Mas, desenhos atuais, como os já citados anteriormente GF e SU, são simplesmente incríveis, mas é muito pouco o número comparado à antes. Mas essa é apenas nossa opinião, incentivamos a compartilhar a sua aqui nos comentários! Esperamos que tenha sentido bastante nostalgia com essas listas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário será publicado em breve